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Publicado em maio-junho de 2010 - ano 51 - número 272 - (pp. 16-24)

Desafios da catequese no cenário da pós-modernidade

Por Solange Maria do Carmo

A catequese aparece no cenário eclesial como assunto controverso. Marginalização e incentivo são duas reações comuns ao tema. De fato, a catequese hoje sofre muitas críticas: doutrinação, sacramentalização, politização, ideologização, continuísmo, escolarização da fé, pastoral de manutenção, devocionismo popular. Muitos a consideram carta fora do baralho, pois parece não levar em conta as mudanças atuais que as ciências do homem apresentam, especialmente a antropologia, a sociologia, a psicologia, e nem mesmo parece considerar os avanços da teologia. A catequese não se emparelha com a reflexão teológica — tão avançada no momento! Um abismo assustador separa estas duas realidades: a reflexão e a prática catequética. De outra parte, a catequese é respeitada, revalorizada. Assistimos a um autêntico porvir catequético.[1] Nomes ímpares se dedicam a esse tema e a catequese virou foco de estudos, aprofundamentos, simpósios e congressos. A secularização, aliada à evasão crescente de católicos da Igreja, e, por outro lado, a redescoberta do sagrado impulsionaram os pensadores católicos a se debruçar sobre o problema catequético, e não poucos são os que têm tomado a atividade catequética como esperança da Igreja do futuro. Multiplicam-se as ofertas de roteiros catequéticos; reaparecem os documentos oficiais de Roma ou das Conferências Episcopais. Aumenta o interesse por cursos que formam catequistas, ajudando a refletir sobre o conteúdo e a didática da catequese. Há um desejo de saber para onde direcionar a ação catequética da Igreja, tão antiga quanto a Igreja mesma! Tal oferta parte de vários grupos, sobretudo das paróquias, das dioceses, das Conferências Episcopais, das editoras católicas.

E isso sem falar na evangelização. Se entendemos a catequese como evangelização, o leque de possibilidades aumenta vertiginosamente. Assistimos a um verdadeiro florescer do ímpeto evangelizador, ainda mais depois da intuição de João Paulo II, que desembocou no Projeto Rumo ao Novo Milênio. Apesar de o termo evangelização ser polissêmico, por dizer respeito também à ação pastoral da Igreja,[2] percebe-se uma sensibilidade atual para a necessidade do anúncio da palavra de Deus. Jornadas de evangelização, encontros de evangelização, técnicas de evangelização, comunidades missionárias e evangelizadoras, o Sínodo dos Bispos[3]… Esse rico vocabulário aponta para uma sensibilidade que emerge no interior da vida eclesial, quando o cristão olha perplexo para o mundo e percebe que ele não está mais em regime de cristandade e cresce de forma galopante a secularização.

 

1. A catequese no novo contexto evangelizador

Neste contexto de novo despertar evangelizador, qual é o papel da catequese? Seria ela também evangelizadora? Como situar a catequese — tanto de crianças quanto de adultos — neste novo panorama da secularização? À catequese, à qual até o momento presente foi dada a missão de aprofundar a fé ou de mantê-la, poderia ser atribuída a tarefa de evangelizar? Uma reflexão teológico-pastoral acerca de uma catequese evangelizadora é bem-vinda neste momento eclesial.

Com base na observação pastoral, denuncia-se que

ainda que o sistema clássico de catequese esteja dando alguns frutos, ele sofre de crescentes dificuldades, não somente em razão de suas limitações, senão, sobretudo, devido à sua progressiva inadequação à evolução sociocultural da sociedade, que está gerando uma crise cujos sintomas não são bem conhecidos: diminuição constante de crianças catequizadas, abandono frequente depois da recepção dos sacramentos, falta de motivação dos pais, folclorização dos ritos religiosos de passagem, dificuldade para encontrar catequistas, envelhecimento dos mesmos, problemas de inserção dos jovens nas comunidades etc.[4]

 

Daí, pergunta-se: vamos insistir nesse modelo catequético ou é razoável pensar outro paradigma catequético? É lúcido falar de uma catequese evangelizadora, exigida pelo contexto de descristianização da pós-modernidade, ou isso ameaçaria os ganhos alcançados com a renovação catequética dos últimos cinquenta anos? Se é possível falar desse novo paradigma, que características ele tem? Quais desafios deve enfrentar? Como os catequetas entendem esse novo paradigma? Como isso pode contribuir para a prática catequética? Se uma reflexão em torno de um possível novo paradigma catequético avança, benefícios serão sentidos na prática catequética. Os catequistas do Brasil agradecem!

 

2. A mudança epocal e a necessidade de um novo paradigma catequético

Preocupados com a mudança epocal e conhecedores do processo catequético, catequetas do mundo inteiro esboçam algumas linhas gerais para um novo paradigma catequético, que responda aos anseios do homem pós-moderno, mantendo a fidelidade ao evangelho de Jesus Cristo e à tradição catequética da Igreja. Para eles, tanto a catequese dos catecismos de Trento como a catequese atual — esta, construída em bases antropológicas próprias da modernidade — já não se coadunam com os anseios do homem contemporâneo. Se os dois modelos catequéticos ainda vigentes já não respondem às expectativas do homem e da mulher da pós-modernidade, urge traçar novo paradigma, ainda que isso seja arriscado. A boa-nova de Jesus Cristo, que cativou milhões de pessoas e seduziu tantos seguidores, não perdeu sua força. Somente ocorre que os moldes de seu anúncio já não encaixam no novo perfil de homem e mulher que ora se delineia.

E isso é fato notável. Não só na França, na Alemanha, na Bélgica, na Espanha, no Canadá — onde os documentos das Conferências Episcopais revelam com força maior essa preocupação —, mas também no Brasil, aonde a discussão chega ainda muito timidamente. O Censo de 2000[5] mostra que as Igrejas de cunho pentecostal crescem e ganham vitalidade, espaço, adeptos, enquanto a Igreja católica e outras Igrejas de índole mais histórica sofrem diminuição de fiéis e falta de pastores. Fiéis buscam Igrejas que oferecem respostas mais consoantes com suas necessidades e expectativas. E mais: aumenta assustadoramente o número dos sem-religião. Talvez seja essa a maior surpresa do Censo 2000. São crentes a seu modo, não vinculados a nenhuma instituição; representavam 1% dos brasileiros vinte anos atrás e agora representam 7,3% da população (mais de 12 milhões de brasileiros). Conclusão: os ensinamentos da Igreja, cuja voz ressoava unívoca até algum tempo atrás, já não encontram tanta acolhida no interior das pessoas. Não há diálogo com o mundo moderno; a voz da Igreja ecoa solitária sem encontrar resposta favorável no coração da humanidade. E a palavra de Deus que essa voz anuncia não encontra lugar para se aninhar, perdendo-se no vazio do frenesi da sociedade contemporânea.

“A secularização se vai transformando, pouco a pouco, em uma autêntica descristianização da sociedade e, simultaneamente, tem surgido por todas as partes uma pluralidade de ofertas, de sentido algumas vezes, de diversão outras vezes, que fazem da nossa uma sociedade plural e laica.”[6]

Observa-se que a secularização não tomou conta só da Europa. Não somente os países europeus vivem a realidade da perda da identidade cristã. Ainda que com outra vestimenta, a secularização tomou conta também do Brasil. Um sujeito secularizado, mas com rasgos de cristianismo, pulula nesta Terra de Santa Cruz. Como lembra Konings,[7] a dificuldade de transmitir a fé se manifesta também no Brasil e parece escapista aquele refrão continuamente repetido: “A realidade do Brasil é outra!”.

Já é hora de pensar um novo destinatário da pastoral e da ação evangelizadora atual da Igreja também nos países da América Latina.

 

2.1. O fim do regime de cristandade

O pressuposto da cristandade, de uma sociedade inteiramente cristã de onde a fé pode seguir, transmitindo-se por “osmose sociológica”[8] — de uma pertença maciça, indiscutível e pacífica à Igreja —, falseia o trabalho evangelizador atual, também o da catequese. Pode-se considerar que o modelo da catequese atual, advindo da renovação catequética da primeira metade do século XX e amplamente desenvolvido no Brasil com feições próprias da realidade latino-americana (estilo fé e vida), ainda se baseia na cristandade. Apesar da ampla renovação catequética, não se supôs o interlocutor como alguém secularizado e sem raízes cristãs bem definidas. Começou-se a compreender a sociedade como algo secularizado, uma instância não mais cristã, mas partia-se do princípio de que o indivíduo permanecia cristão.[9] O destinatário da catequese “moderna” ressurge como um sujeito eclesial com novos anseios e novos valores, mas ainda assim um sujeito eclesial, ou seja, com vínculos com a Igreja ou advindo de família com contornos cristãos. Não se pensou num sujeito ateu, desnorteado e sem Deus, paralisado diante da sociedade evolutiva, fragmentada e globalizada que ora se apresenta. Nem mesmo se pensou num sujeito advindo de família cristã, mas apenas com maquiagem religiosa. Fato notável é a insistência desse modelo catequético na ação social, na transformação da sociedade, nos parâmetros éticos que se impõem numa comunidade evangelizada. Parte-se do pressuposto de que o sujeito de sua ação e destinatário de sua palavra apresenta-se como alguém que já, de certa forma, conhece Jesus Cristo e seu evangelho. O objetivo então seria aprofundar o compromisso com o mestre Jesus, delineando as exigências éticas próprias do cristianismo, sem perguntar se existe a adesão primeira.

Villepelet alerta, porém, para a nova configuração social: “Hoje já não podemos pressupor uma sintonia real entre nossos contemporâneos e o mistério cristão do amor e seu poder de renovação. A boa-nova não se encontra mais no depósito da memória viva nem anima o horizonte das expectativas dos seres humanos”[10].

Negar essa realidade seria partir de uma premissa falsa. Ainda que todo o raciocínio seja coerente, a conclusão fica comprometida pela invalidade da premissa.

 

2.2. A renovação catequética e sua contribuição

A renovação catequética, promotora da superação do período catequístico, quando se fazia uso dos catecismos e se dava importância à memorização das fórmulas, chegou com força ao Brasil e a toda a América Latina. Uma autêntica hermenêutica do Vaticano II eclodiu nas Conferências Episcopais da América Latina, dando amplo espaço à renovação catequética, que ganhou vida e tomou corpo no Brasil com o documento Catequese Renovada da CNBB, em 1983.[11] Uma revolução catequética foi instaurada: novo modelo teológico, com vertente mais antropológica, ocupava o lugar cativo da teologia descendente; a Igreja corpo de Cristo — entendida de modo estático e hierárquico! — cedia lugar para a nova imagem de Igreja povo de Deus; a pedagogia do ensino — entendendo o destinatário da catequese como uma tábula rasa — abria espaço para a pedagogia da aprendizagem, alicerçada em Piaget ou no brasileiríssimo pedagogo dos pobres, Paulo Freire. Uma visão muito otimista da humanidade! Assim, a catequese se propõe revelar aos catequizandos o que eles têm dentro de si mesmos sem o saber, fazendo uma conexão entre fé e vida. Uma pedagogia muito indutiva: o encontro com Deus se dava a partir da vida, da experiência concreta à luz da Palavra.[12] E quantas conquistas se obtiveram, quantos desafios enfrentados com sucesso, quanta encarnação na realidade latino-americana, de modo particular, que só podia resultar em avanços.

Mas o tempo passou depressa. Parece que foi ainda ontem — mas mesmo ontem já é passado! Ainda que não seja passado tão remoto quanto a cristandade, a modernidade já não é o tempo presente. Ela deixou marcas indeléveis. O ser humano foi tatuado com o selo da razão e isso parece ser algo que não se apaga. Mas esse ser humano da modernidade, mesmo com todo o crivo da razão, ainda tinha espaços para a fé cristã. Ainda levava em consideração a voz da Igreja, talvez porque a modernidade tenha chegado tardiamente ao Brasil. Um ser profundamente marcado pela fé cristã ainda morava no recôndito da consciência moderna, tão sedenta de explicações!

 

2.3. O tempo que se chama hoje e o novo destinatário da catequese

Ora, se isso foi realidade na segunda metade do século XX, o novo milênio desponta, no entanto, sob a égide da secularização. A aurora anunciada é de abandono da fé cristã, apesar do ressurgimento do sagrado — também no cristianismo — que se observa.

Atravessamos um período de verdadeira recomposição espiritual. A atração pelo religioso, inclusive o cristão, não desapareceu, foi metamorfoseada. [Os batizados] já não se sentem cristãos da mesma maneira que antes; mas com uma diferença que aproveita as realidades religiosas disponíveis. Cada indivíduo toma a liberdade de construir uma espécie de religião privada, livre de toda restrição institucional. Trata-se de uma fé mais nômade e imprecisa, que representa a dimensão mais livre da liberdade. É um fator de realização pessoal, que não está necessariamente orientado para a transcendência. A busca espiritual de muita gente fica reduzida a uma migração dentro de si mesmo.[13]

 

Já não se respira aquele ar cristão nas famílias, nem mesmo em um país de maioria católica como o Brasil. Já não se pensa no formato católico. Desponta uma nova configuração social, com novo vocabulário e nova gramática religiosa.[14] A sociedade já não se organiza em torno dos valores difundidos pela Igreja. Uma mudança de época também para o Brasil! E o fato de uma pessoa se declarar católica — no Censo, por exemplo — não significa adesão à boa-nova de Jesus Cristo, muito menos aos ensinamentos da Igreja. Não quer dizer nem sequer frequência às liturgias e fidelidade à pratica sacramental da Igreja. Uma religião católica com novos contornos foi desenhada nos últimos anos: um catolicismo light, feito de diversificados elementos bem selecionados num amplo self-service da religião oferecido pela pós-modernidade. Uma verdadeira bricolagem, minuciosamente bem-feita e com elementos por vezes contraditórios que, no entanto, se coadunam sem causar constrangimento: uma religião sem vínculos de pertença. Diz Clifford Geertz: “A religião tornou-se cada vez mais — torna-se cada vez mais — um objeto flutuante, desprovido de toda ancoragem social em uma tradição pregnante ou em instituições estabelecidas”[15].

Diante dessa mudança epocal, a Igreja percebe a urgência de anunciar a boa-nova de Jesus Cristo de forma que ela seja de novo crível. Observa a CNBB:

A onda secularizante da cultura moderna, a falência das utopias sustentadas pelas promessas do Iluminismo e a força desagregadora do processo de globalização, balizado por critérios puramente econômicos, voltados para o consumo, geraram um vazio tal, de esperança e de valores, que a missão de evangelizar nos aparece cada vez mais como a urgência das urgências.[16]

 

Ou, como afirmou Nery: “Já não é mais possível continuar ingenuamente nos restos de cristandade que ainda há entre nós, da fé como social, um costume da família, como parte do fato de ser brasileiro”[17].

É hora de assumir o novo sujeito social, destinatário da boa-nova: alguém a quem é preciso propor a boa-nova como força para viver, sem rebaixar o que essa Palavra tem de abrupta e desconcertante. Já é tempo de fazer conhecer aos homens e mulheres de nosso tempo “o frescor da boa-nova de Jesus Cristo, para além das sombras e barreiras que a têm desvirtuado”[18].

 

3. Uma catequese evangelizadora

Se o destinatário da catequese ainda não conhece a boa-nova de Jesus Cristo e não atentou para a sua força transformadora, tornam-se urgentes algumas tarefas às quais a reflexão catequética não se pode furtar:

 

a) Aprofundar a necessidade do caráter evangelizador da catequese em tempos de pós-cristandade

Parece tautológico falar de catequese evangelizadora. Toda catequese certamente é evangelizadora, assim como toda evangelização catequiza. Essas duas ações da Igreja estão intrinsecamente unidas e de tal forma entrelaçadas que é difícil distingui-las e defini-las separadamente. Mas há que admitir que, ao longo da história da Igreja, à evangelização foi atribuída a tarefa do primeiro anúncio e à catequese a missão de aprofundar a vivência cristã. Com o passar do tempo, a prática catequética empenhou-se em dar a conhecer a doutrina católica e ajudar o catequizando a viver nos moldes da ética cristã. Isso pode ser facilmente observado nos manuais catequéticos: quase nada da boa-nova central da fé e muito de mandamentos, sacramentos e doutrina. Foi observando essa realidade que surgiu a expressão “catequese evangelizadora”: um pleonasmo necessário diante da realidade de manutenção da fé que a catequese foi assumindo.

Trata-se, então, de compreender a catequese como evangelização, um desafio posto pela pós-cristandade. Como sugere Alberich, partindo de “um olhar realista e esperançoso, sem nostalgias do passado”[19], os tempos atuais exigem da catequese uma dimensão evangelizadora, de primeiro anúncio para os que não conhecem ainda o evangelho de Jesus, apesar de já serem batizados.[20] Eis o primeiro problema: reconhecer que, na estrutura pastoral tradicional da Igreja, a evangelização sempre se apresenta como algo muito secundário — uma tarefa esquecida.[21] Povoa nossa cabeça a compreensão de que a evangelização tem como destinatários os não cristãos, que entre nós seriam bem poucos! A evangelização parece oportuna para terras de missões, o que não seria o caso do Brasil atualmente, com sua maioria absoluta católica.

Acontece, porém, que o fato de os destinatários da catequese serem — quase sempre — pessoas batizadas não garante que elas sejam evangelizadas. Partir desse pressuposto seria falsear uma realidade que se impõe a olhos nus. Não é preciso muito esforço para perceber que se quebrou o espelho da cristandade, onde o sujeito crente se via como tal por incorporação numa cultura cristã. Reconstituir esse vidro não traz de volta o espelho intacto. O máximo que poderia fazer é apresentar um mosaico com as mesmas peças, mas a imagem refletida é fragmentada, torta, múltipla, sem feições de um autêntico crente: um monstro marcado pela deformação de sua figura genuína.

O teólogo e catequeta Denis Villepelet não tem receios de assumir essa realidade da cristandade que se partiu definitivamente.[22] Para ele, reconstituir esse quadro e lutar contra a nova configuração que se impõe é colocar remendo novo em panos puídos. Não tem mais jeito! Pensando nisso, ele prefigura a pintura de um novo paradigma catequético, com contornos evangelizadores ainda não bem definidos — como tudo que é novo! —, mas com a tinta forte da boa-nova de Jesus e da tradição da fé apostólica. Nesse novo paradigma, a função evangelizadora da catequese é chamada a sair de sua “situação de borralheira e subir na ribalta da reconstrução operante de todos os serviços eclesiais”[23].

 

b) Refletir sobre a mudança epocal e a exigência de um novo paradigma catequético

Já é bem conhecido o debate em torno da questão da pós-modernidade. Retomá-lo, porém, na ótica da catequese parece diligência ainda oportuna. Não faltam autores, especialmente teólogos, para nos ajudar a perceber as mudanças da sociedade e suas novas exigências no campo da fé.

Intuições importantes acerca desse novo paradigma começam a surgir. Fala-se em “hipóteses para o novo paradigma catequético”[24], a saber, uma catequese da proposta e não da herança; uma catequese mais litúrgica; uma catequese da iniciação; e uma catequese que comporte uma apresentação orgânica, mas não linear, do mistério cristão.

A primeira hipótese encontra bases na teologia, pois a fé cristã é resposta pessoal e livre ao apelo de Deus, por meio de Jesus Cristo. Como lembra Konings: “o ser cristão não se transmite por hereditariedade ou cultura. Exige iniciação e opção. Reconhecemos que uma certa ‘cultura cristã’ pode ser transmitida na esteira da cultura geral (infelizmente também em declínio), mas o crer e o ser do cristão não se transmitem desse modo”[25].

Além das bases teológicas, o respaldo dessa hipótese nasce da observação da realidade, pois, sendo o cenário atual o de um mundo em mudanças, onde todas as culturas se intercomunicam e se misturam, torna-se urgente superar a incerteza e clarificar a especificidade e originalidade da experiência cristã, de maneira que cada pessoa possa fazer sua opção religiosa com liberdade e convicção.

A segunda hipótese parte do princípio de que é atribuição da catequese favorecer uma experiência vivencial da singularidade cristã, que não é algo ensinado, mas absorvido, degustado, experimentado. Assim, a liturgia — lugar do mergulho dos cristãos no mistério pascal — reivindica centralidade no novo paradigma catequético. Aflora deste modo o caráter celebrativo da fé na catequese: a antiga aula de catequese transfigura-se em encontro com o mistério de Deus em Jesus Cristo pela ação de seu Espírito presente entre nós; e mais: encontro com o mistério da vida humana refletida na presença dos irmãos que partilham conosco essa experiência e de tantos outros que ainda não conhecem essa boa-nova. O material didático — giz, quadro, professor, carteira, caderno e livro da criança — cede espaço ao material celebrativo — oração, partilha, silêncio, meditação, palavra de Deus. A mistagogia alcança primazia sobre a pedagogia, não a anulando, mas elevando-a à máxima potência; reabilitando o que a fé cristã tem de mais genuíno: seu caráter mistagógico.

A terceira hipótese, partindo da singularidade da vida cristã como experiência do mistério, propõe a pedagogia da iniciação como método próprio da catequese cristã e obriga a encarar o tão polêmico tema da linguagem ou da gramática da fé.[26] Konings usa uma feliz expressão quando fala de “‘iniciação atrasada’ para o batizado que deseja assumir conscientemente ou até reiniciar sua vida de fé”[27]. Se a Igreja escolheu, ao longo destes 2 mil anos, batizar os filhos na fé dos pais e pretende sustentar tal prática neste tempo que se chama pós-modernidade, pelo menos ofereça aos batizados condições de conhecer sua fé, fazendo profunda experiência do Deus vivo no qual eles foram mergulhados pelo batismo. É o mínimo que se espera da Igreja, uma vez que, pelo sacramento do batismo, o fiel se encontra a ela vinculado por laços sacramentais. E que cada pessoa tenha o direito e a liberdade de fazer essa experiência e rejeitá-la, caso ela não lhe pareça convincente ou conveniente para seu momento de vida. O caráter iniciático da fé é respeitoso: partindo do núcleo central da fé — o Deus amoroso que se revelou em Jesus Cristo e atua na Igreja por seu Espírito —, a mãe Igreja toma o fiel pela mão e caminha com ele num processo gradativo e contínuo, como fez Jesus com dois de seus discípulos no caminho de Emaús. Em etapas não lineares, mas concatenadas e complementares, por meio da Escritura, a catequese oferece a seus destinatários a oportunidade de conhecer e experimentar a presença do Ressuscitado. Cumpre, desta forma, um direito sagrado do qual ninguém pode ser subtraído: o de conhecer Jesus e sua palavra transformadora, que compromete até às vísceras aquele que com ela se identifica.

A quarta hipótese sustenta que, em todas as etapas e situações, a catequese cristã comporta um desenvolvimento coerente do mistério cristão.[28] A catequese como acolhida da revelação do Deus uno e trino comporta também o assentimento da inteligência, uma positividade da qual o homem pós-moderno não abdica e uma originalidade e organicidade que a Igreja conserva e transmite. Já não parece ser possível pensar o ser humano que passou pela experiência da Ilustração sem esse assentimento da inteligência. A pós-modernidade que se nos apresenta não acolhe passivamente a modernidade com sua centralidade da razão, mas não a dispensa. Assumir a pós-modernidade não significa voltar à pré-modernidade, num modelo de mundo teocêntrico, onde o argumento da autoridade vigorava e os argumentos da razão não tinham vez, relegando o ser humano à periferia desse círculo. Nem sequer sugere uma catequese light, feita só de músicas e meditações, em que o belo, o lúdico e o místico[29] roubam a cena e ocupam o lugar da profecia. A fé cristã comporta elementos de racionalidade e compromisso. Em nome da pós-modernidade, a teologia não pode ser desdenhada em favor de uma espiritualidade diluída e sem conteúdo, assim como a profecia — o compromisso com o reino de Deus — não deve ceder espaço a uma religião egocêntrica e egolátrica. A racionalidade da fé continua presente, não de forma linear e escolar, mas de forma mistagógica. A profecia ganha ainda mais vigor que antes, todavia ou ela passa pelo belo, pelo lúdico e pelo místico, ou não falará mais nada ao homem pós-moderno.

 

c) Perceber os pressupostos teológicos que sustentam o paradigma de uma catequese evangelizadora

Diante dos desafios da sociedade pós-moderna, torna-se imperativo pensar um novo paradigma catequético. Os catequetas têm tendido a elaborar uma catequese evangelizadora,[30] mais centrada na iniciação cristã, ainda que seu destinatário já tenha recebido alguns dos sacramentos da iniciação. O que se pergunta é o seguinte: seria loucura pensar em uma catequese evangelizadora, enquanto, na maioria das vezes, ela foi pensada como aperfeiçoamento de uma fé pressuposta? Ou seria, utilizando uma expressão rahneriana, “segurismo da audácia” ter coragem de procurar novos caminhos que possam ser percorridos por homens e mulheres deste tempo?

E, se é possível pensar em novo paradigma catequético, que bases teológicas mantêm esse edifício de pé? Que teologia, eclesiologia, antropologia e pedagogia da fé o sustentam? Parece ser fundamental responder a essas perguntas, ou esse novo paradigma seria apenas a velha e surrada catequese com verniz de pós-modernidade: um pecado imperdoável diante da sede do novo que alavanca a reflexão catequética. Torna-se urgente, então, procurar esses pressupostos teológicos, avaliando riscos e vantagens desse novo paradigma.

 

d) Delinear os traços mais marcantes desse novo paradigma catequético

Faz-se mister traçar melhor os contornos do paradigma catequético evangelizador, buscando suas características mestras e compreendendo suas exigências e desafios.[31]

Uma das marcas do novo paradigma tende a ser o caráter experiencial da fé.[32] O catequeta Pedrosa chega a afirmar que, com os modelos catequéticos vigentes, não é possível haver “uma genuína iniciação cristã, suscitadora e promotora de crentes, com uma verdadeira experiência de fé, de encontro interpessoal com o Deus revelado”[33]. Já é conhecida a frase lapidar de Rahner: “O cristão do século XXI será místico ou não será cristão”. Alberich afirma: “Temos certamente um elemento claro do novo paradigma da catequese: o aspecto experiencial. Se queremos anunciar que Jesus Cristo é nosso salvador, isto somente pode ser entendido se podemos apresentar uma verdadeira experiência de salvação”[34].

O esforço para delinear o perfil desse novo paradigma catequético, com seus traços mais marcantes, não se apresenta como uma opção possível, um luxo talvez, mas como urgência pastoral da Igreja.

 

4. Pistas para continuar a reflexão

Ao falar de novo paradigma, ressurge o antigo problema do conteúdo e do método catequético.[35] Algumas correntes priorizaram um em detrimento do outro. É o eterno movimento do pêndulo do relógio, que, uma vez estendido para uma extremidade, ganha força e alça voos para o outro extremo. Nesta discussão entra outra polêmica, desenterrada pelo Diretório Nacional da Catequese. O livro por excelência da catequese é a Bíblia ou o catecismo? Dependendo da resposta, teremos respondida importante questão acerca do conteúdo catequético. Além disso, entra em cena a discussão sobre a pedagogia catequética: um tema inesgotável!

Seguem algumas perguntas importantes para fazer pensar e promover um fraterno diálogo entre os apaixonados pela catequese:

• Entre método e conteúdo há distinção ou complementaridade?

• Há tensão entre conteúdo programático e o protagonismo dos catequizandos?

• Em todas as etapas e idades, a catequese permite o desenvolvimento orgânico (sistemático, mas não linear) do mistério cristão, ou seja, da Revelação do Deus uno e trino?

• Que pedagogia é mais apropriada para o anúncio dessa boa-nova?

 

É bom lembrar: se a catequese é pensada como evangelizadora, tem primado a boa-nova, entendida como a ação de Deus em Jesus Cristo por meio de seu Espírito. Então, torna-se necessário pensar uma catequese mais querigmática (e menos doutrinal), mais narrativa (e menos explicativa ou dedutiva) e mais mistagógica (e menos escolar).[36] Eis o primeiro desafio grandioso que o novo paradigma catequético impõe a catequistas e catequetas.

Para continuar a reflexão, sugerimos mais algumas perguntas importantes:

• Como pensar uma catequese querigmática, sem prejudicar a transmissão da fé e da doutrina?

• Como pensar uma catequese mais narrativa e menos explicativa, sem desvalorizar os avanços da modernidade? Quais as bases da catequese narrativa? Fazer catequese narrativa seria o mesmo que contar histórias?

• Como pensar uma catequese mistagógica, ou seja, de iniciação no mistério? Como desescolarizar a catequese e assumir a pedagogia iniciática própria da fé cristã?

 

A todos os catequistas e catequetas desejamos abertura ao novo e compromisso com as conquistas já feitas: um equilíbrio difícil e fundamental diante dos desafios da pós-modernidade!



[1] Cf. Odilo Pedro Scherer. “Apresentação”, in: CNBB. Diretório Nacional da Catequese. Brasília: CNBB, 2006, p. 7.

[2] Observe-se a mudança do nome das Diretrizes Gerais da Ação Pastoral da Igreja no Brasil (até 1994) para Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (a partir de 1995). Cf. CNBB. Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2003-2006. São Paulo: Paulinas, 2003. Documento 71, n. 5. Talvez a mudança de terminologia evidencie a intuição de que a pastoral exige previamente uma nova evangelização, no sentido de embasamento ou implantação da fé.

[3] Cf. o Sínodo da Palavra de Deus, out., 2008.

[4] Andre Fossion. “El nuevo paradigma de la catequesis desde el Instituto Internacional de Catequesis Lumen Vitae. Hacia comunidades catequizadas y catequizadoras”. Sinite, Madri, v. 47, n. 141, 2006, pp. 41-57, p. 42.

[5] Cf. Alberto Antoniazzi. “As religiões no Brasil segundo o Censo de 2000”. Revista de Estudos da Religião, São Paulo, nº 2, 2003, pp. 75-80.

[6] D. Martínez Álvarez; P. González Ibánez; J. L. Saborido Cursach. “Los nuevos caminos de la catequesis. Cinco documentos de la Iglesia para nuestra reflexión”. Catequética, Cantabria, v. 47, n. 3, 2006, pp. 146-167, p. 146.

[7] Cf. J. Konings. Ser cristão: fé e prática. Petrópolis: Vozes, 2007, p. 14.

[8] Martínez Álvarez; González Ibánez; Saborido Cursach. Los nuevos caminos de la catequesis, p. 151.

[9] Cf. Denis Villepelet. “Deschristianisation et évolution de la catéchèse: entretien”. Lumen Vitae, Bruxelas, n. 4, v. 61, 2006, pp. 369-372, p. 370.

[10] D. Villepelet. “Los desafios planteados a la catequesis francesa”. Sinite, Madri, nº 141, 2006, pp. 87-102, p. 89.

[11] Cf. CNBB. Catequese Renovada: orientações e conteúdo. Documento 26. São Paulo: Paulinas, 1983.

[12] Cf. Villepelet. Deschristianisation…, p. 370.

[13] Villepelet, Los desafios…, p. 88.

[14] Sobre essa nova gramática, Denis Villepelet, interpretado por Alberich, em sua palestra no encontro de Catequetas de Paris, em 2003, afirma: “Torna-se urgente privilegiar o primeiro anúncio da fé, mas devemos reconhecer que deste primeiro anúncio falta-nos ainda a ‘gramática’” (Emílio Alberich. “Um novo paradigma para a catequese num mundo em mudança: instâncias e perspectivas catequéticas de um recente encontro catequético”. Revista de Catequese. São Paulo, v. 26, nº 101, 2005, pp. 34-41, p. 40).

[15] Clifford Geertz. “La religion, sujet d’avenir”. Le Monde. Paris, 4/5/2006.

[16] CNBB. Evangelização e missão profética da Igreja: novos desafios. Documento 80. São Paulo: Paulinas, 2005, p. 22.

[17] Irmão Nery. “Introdução”, in: Denis Villepelet. O futuro da catequese. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 14.

[18] Fossion. El nuevo paradigma…, p. 53.

[19] Cf. Emilio Alberich. “Catequesis evangelizadora y pedagogía de iniciación: nuevos impulsos para la catequesis en un reciente documento de los obispos franceses”. Catequética. Cantabria, v. 48, nº 4, 2005, pp. 218-227, p. 218.

[20] Cf. CNBB. Diretrizes Gerais da Ação Pastoral da Igreja no Brasil 1991-1994. Documento 45. São Paulo: Paulus, 1991, n. 59.

[21] Cf. Emílio Alberich. “Evangelizar os cristãos?”. Revista de Catequese. São Paulo, nº 3, 1978, pp. 50-63, p. 51.

[22] Cf. Villepelet. O futuro da catequese, pp. 21-27; Konings. Ser cristão…, p. 15.

[23] Alberich. “Evangelizar os cristãos?”, p. 55.

[24] E. Alberich. “Um novo paradigma para a catequese num mundo em mudança”. Revista de Catequese. São Paulo, v. 26, nº 101, 2003, pp. 36-40.

[25] Konings. Ser cristão…, p. 15.

[26] Cf. D. Martínez Álvarez. “Apología de lo iniciático. Opción por una catequesis iniciática”. Catequética. Cantabria, v. 48, nº 6, 2007, pp. 362-375.

[27] Konings. Ser cristão…, p. 13

[28] Cf. Denis Villepelet. “Catequese como iniciação: consequências para a ação catequética”. Revista de Catequese. São Paulo, v. 28, nº 110, 2007, pp. 39-44; Emílio Alberich. “Hacia una ‘presentación orgánica’ y vital del mensaje cristiano en la catequesis”. Catequética. Cantabria, v. 48, nº 5, 2007, pp. 290-299.

[29] A feliz expressão “o belo, o lúdico e o místico” na catequese vem de uma intuição oportuna de Libanio, que, ao falar sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, lembra a necessidade de resgatar “a estética, o lúdico e a religião” como armas contra a violência e a marginalização. Cf. J. B. Libanio. “O estatuto da Criança e do Adolescente”. Jornal de Opinião. Belo Horizonte, jul., 2008.

[30] A 3ª Semana Brasileira de Catequese, que se realizou em novembro de 2009, teve como tema: “Iniciação à vida cristã”. A proposta foi repensar a catequese como processo de iniciação cristã. Ventos novos sopram na catequese brasileira.

[31] Sobre um dos maiores desafios do novo paradigma catequético (seu caráter mistagógico e de iniciação), cf. Villepelet. Catequese como iniciação…, pp. 39-44.

[32] Cf. Gonzalez-Carvajal. Catorze opiniões, p. 196.

[33] V. Pedrosa, in: Emílio Alberich et al. “Mesa redonda”. Catequética. Cantabria, v. 45, nº 3, 2004, pp. 130-154, p. 143.

[34] Alberich. Mesa redonda, p. 143.

[35] Segundo Alberich, “particular preocupação levantam as tomadas de posição de W. Kasper a respeito do primado do conteúdo sobre o método, e a respeito da absoluta prioridade da dogmática sobre a pedagogia religiosa no âmbito da catequese” (Emílio Alberich. “O catecismo em questionamento”. Revista de Catequese. São Paulo, v. 10, nº 40, 1987, p. 43).

[36] França Miranda adverte: “O cristianismo nasceu da experiência salvífica feita pelos primeiros discípulos de Jesus Cristo. Uma experiência que desencadeou a resposta da fé e o seguimento da vida itinerante do Mestre de Nazaré. Uma experiência que os levou a testemunhar em palavras e com a própria vida a força salvífica de Deus por meio de seu Espírito. A transmissão da fé ao longo da história consiste em testemunhar tal experiência a outras gerações, para que também elas possam sentir e identificar a força de Deus e, assim, experimentar a sua salvação. A autêntica tradição não consiste em palavras, mas, antes de tudo, numa realidade viva, a saber, no transmitir à outra geração o próprio Deus se entregando a nós no Filho e no Espírito, para nos salvar” (REB, Petrópolis, nº 375, pp. 93-94).

Solange Maria do Carmo