Prezadas irmãs, prezados irmãos, graça e paz!
No dia 20 de agosto de 1931, aportaram em Santos, com destino à cidade de São Paulo, os dois primeiros padres paulinos: Xavier Boano e Sebastião Trosso. Esta edição de Vida Pastoral, portanto, marca o aniversário de 90 anos da presença dos Paulinos no Brasil. Por isso escolhemos o tema “A Igreja e a comunicação: desafios do ambiente digital”. O assunto, sem dúvida, é um dos grandes desafios da pastoral na Igreja hoje. O ambiente digital constitui, por assim dizer, “novo areópago” ou “ágora”, se quisermos evocar duas imagens do mundo grego antigo. Antes, porém, de continuar a exposição, vamos brevemente à fonte da intuição de um jovem que ousou pensar uma nova forma de evangelização.
Pe. Tiago Alberione (1884-1971), fundador dos Paulinos e da Família Paulina, legou para a Igreja um carisma específico: o anúncio de Cristo Mestre, Caminho, Verdade e Vida, ao mundo mediante os instrumentos da comunicação social. Inspirado em São Paulo apóstolo, ele intuiu que era necessário evangelizar com a cultura da comunicação “para que a Palavra corra” (2Ts 3,1). Em Alba (Itália), na noite do dia 31 de dezembro de 1900, com 16 anos, Alberione viveu o que se pode chamar de revelação. Ele rezou durante quatro horas diante do Santíssimo Sacramento e uma “luz especial” a partir da hóstia o iluminou. A luz divina despertou no jovem um forte senso de responsabilidade, fazendo-o sentir-se “profundamente comprometido a se preparar para fazer alguma coisa para o Senhor e para as pessoas do novo século”. Estimulado pelos acontecimentos de seu tempo e tendo meditado a encíclica do papa Leão XIII Tametsi Futura (“Ainda que se trate de coisas futuras”), Tiago se projeta para servir a Igreja, valendo-se dos novos meios colocados à disposição pelo engenho humano.
De fato, em 1914 nasce a Pia Sociedade de São Paulo (Paulinos), com o encargo de evangelizar na cultura da comunicação. Alberione, de certo modo, antecipa o que mais tarde fará o Concílio Vaticano II (1962-1965), especificamente com o decreto Inter Mirifica, que trata dos meios de comunicação social. A luz que lhe veio da hóstia naquela vigília e que lhe causou inquietação e compromisso agora clareia ainda mais com a palavra oficial da Igreja: “A Igreja católica, fundada por nosso Senhor Jesus Cristo para levar a salvação a todos os homens, e por isso mesmo obrigada a evangelizar, considera seu dever pregar a mensagem de salvação, servindo-se dos meios de comunicação social, e ensina aos homens a usar retamente estes meios” (IM 3).
Tiago Alberione foi pioneiro em pensar e propor um carisma que levasse adiante um projeto de “verdadeira evangelização” por meio da imprensa, seu desafio inicial; e mais tarde, com o amadurecimento de sua intuição, por meio de todos os meios de comunicação, os mais velozes e eficazes.
Se, no tempo de Alberione, o grande desafio era conceber a imprensa como veículo de evangelização, para nós, hoje, o ambiente digital e suas redes constituem campo fértil e não são menos desafiadores para a comunicação da Boa Notícia. Contudo, assim como no tempo de Tiago Alberione, é fundamental a educação para o bom uso desses meios. Nossa reflexão aqui objetiva justamente pensar nas potencialidades e também em certos riscos que se apresentam nas redes digitais. Através deste tema também apresentamos a nova coleção da Paulus, Ecclesia Digitalis, que certamente fará muito bem ao apostolado da comunicação.
Ao comemorar 90 anos de nossa presença e atuação em terras brasileiras, a equipe de Vida Pastoral agradece o dom da vocação de Tiago Alberione, dos paulinos da primeira hora – que começaram a missão aqui, sem recursos, com a simplicidade do presépio e o entusiasmo apostólico do apóstolo Paulo – e dos paulinos de ontem e de hoje. Gratidão a todos os colaboradores e interlocutores da missão. Maria Rainha dos Apóstolos seja nossa inspiração na missão de comunicar o Verbo.
Boa leitura!
Pe. Antonio Iraildo Alves de Brito, ssp
Editor